Quem faz a Casa de Tijolo

Andre Yassuda

Cursou mestrado em Artes Visuais, área de Poéticas Visuais em 2011 e graduou-se em Artes Plásticas com Habilitação em Gravura na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP, 2006. Cursos complementares: Congresso Nacional de Cerâmica, Curitiba- PR, 2008. Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall, sob orientação de Cláudio Mubarac, 1999; ateliê de gravura em metal no SESC Pompéia, ministrado por Evandro Carlos Jardim, 1998 e ateliê de gravura Francesc Domingo Segura, no MAC Ibirapuera coordenado por Evandro Carlos Jardim; 1993; curso de Extensão Universitária “Fenomenologia da Escuta Contemporânea”, ministrado por Florivaldo Menezes Filho, no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), 1993.

Exposições recentes: SESC Belenzinho, São Paulo SP. 28 de março a 01 de julho de 2012. Quatro Quartos. Exposição de pinturas; Casa de Tijolo, 2012. PASSAGENS. Exposição de mestrado no Museu de Arte Contemporânea – MAC, Cidade Universitária, 2011. Ateliê Oço/ Galeria Cinesol. São Paulo – SP, 2011. Graphias – Casa da Gravura, 2010. RAÍZES, VOZES… AQUI. Prefeitura municipal de Pindamonhangaba – 2009. Projeto contemplado pelo ProAC 2008 de Governo do Estado de São Paulo. 5ª Bienal Internacional de Gravura de Santo André – SP, 2010.

Atualmente é professor de cerâmica Escola Municipal de Iniciação Artística “Aron Feldmann” de Santo André – SP e de artes na escola Lumiar e Santo Antonio do Pinhal. Membro do Grupo de estudos e pesquisas multidisciplinares em arte e educação da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP.

Biba Rigo

Nasceu em São Paulo. Artista, educadora, é sócia fundadora do Ateliê Funilaria e Pintura e idealizadora da Casa de Tijolo.

Fez exposições coletivas e individuais. Participou de mostras individuais como Interior, pela Secretaria do Estado de Cultura em decorrência do prêmio Mapa cultural Paulista, Correspondências, do Circuito SESC de Artes. Também organizou a exposição Armazém-Ocupação com Matrizes. Fez residência artística no Ateliê L’Otroi-Tours, na França e no Taller Experimental de Gráfica de Havana.

Atualmente trabalha como assessora de Educação Integral em Goiás, participa da seleção de projetos da Casa de Tijolo e também de sua gestão. Dedica-se a sua pesquisa em pintura. É ilustradora.

Felipe Garofalo

Em 2007 teve uma primeira experiência com gravura no curso ministrado pelo artista Augusto Sampaio no Sesc Consolação. Em 2008 e 2009 dedicou-se ao estudo e prática do desenho com aulas no atelier do artista Maurício Takiguthi e frequência nas sessões de modelo vivo do SESC Pompéia e do Centro Cultural São Paulo.

Em 2010 foi aluno dos artistas Gilberto Tomé e Ulysses Bôscolo na Oficina Cultural Oswald Andrade tendo participado da exposição coletiva Poéticas Nascentes. Em 2011 aprofundou seus estudos em gravura em metal com o artista Ulysses Bôscolo no Atelier Piratininga onde participou da exposição coletiva ˜Janela de Papel˜ e da 3ª Edição do Projeto ˜Volante˜.

Em 2012 desenvolveu, em conjunto com o artista Ulysses Bôscolo, o projeto “O Espelho de Cobre”, contemplado pelo ProAC em 2011, produzindo os trabalhos no Atelier Piratininga e expondo-os no espaço Casa de Tijolo, ao final tornou-se membro permanente da Casa de Tijolo. Também participou da 2ª edição do Projeto Universos Paralelos: Idiossincrasias Locais, com exposição na Galeria Gravura Brasileira.

Otávio Zani

Trabalha e vive em São Paulo como artista visual e educador. Integra o grupo gestor de Casa de Tijolo, com propostas de trabalhos envolvendo as artes gráficas, arte-educação e residência artística. Atua também na AJA Artes Visuais realizando projetos na área cultural e social. Na área de educação, atualmente leciona um curso de gravura , num curso regular voltado para jovens, ligado ao Instituto Tomie Ohtake. Integra também a equipe de coordenação do Educativo da 30ª Bienal de São Paulo.

Já participou de exposições coletivas nacionais e no exterior. participou da exposição Superposer” integrando o coletivo Espaço Coringa no Atelier Presse Papier (localizado em Trois-Rivieres-Quebec-Canadá) e da “9 mètre du large”, Atelier Presse Papier – Bienal International de Sculpture – Trois Rivières – Quebec- Canadá, atividades realizadas durante residencia artística no Ateliê Presse Papier.

Pedro Pessoa

2004-2008: curso de graduação em design gráfico no centro universitário Senac. Teve aulas de Gravura em metal com Ernesto Bonato e de xilogravura com Ulysses Bôscolo. Desde 2008 é integrante do Atelier Piratininga onde desenvolve trabalhos com oficinas, xilogravura e gravura em metal. Organizou em 2007 e 2008 os eventos Terceiras e Quartas Impressões no SENAC, participou em 2008 do circuito SESC de artes com a oficina O RISCO, trabalhou como assistente no atelier de gravura do Instituto Thomie Othake.

Em 2009 participou da oficina Gravura e a Cidade no museu Lasar Segal e ministrou oficina de xilogravura no SESC Taubaté e no colégio Sidarta. Em 2010 ministrou oficina de xilogravura no SESC São Carlos e participou do projeto VOLUMEN CUBA com o trabalho Edicion Numero Cero: La Habana, Centro Wilfredo Lam, Havana, Cuba e participa do Circuito Sesc de Artes ministrando oficina de xilogravura em grandes formatos. É selecionado para 5ª Bienal de Gravura de Santo André.

Em 2011 continua com as atividades de educador de xilogravura do Atelier Piratininga e passa a ministrar aulas no Sesc Pompéia. É selecionado para 5ª Bienal Olho Latino em Atibaia, e participa da primeira exposição na Casa de Tijolo. Em 2012 junto com outros quatro artistas inicia as atividades de curadoria e produção da Casa de Tijolo, espaço cultural independente. Participa das exposições: Idiossincrasias Locais, na galeria Gravura Brasileira / São Paulo e Entreconversas no Espaço Onze Janelas / Belém.

Tarcila Andrade

Estudou artes circenses de 2000 a 2010, nas escolas Nau de Ícaros, Galpão do Circo, Academia Brasileira de Circo e Julius Acrobático. Em 2007 iniciou treinos de Kempo Indiano com Mavutsinin Santana e teve aulas de xilogravura no espaço Coringa.

Em 2009 participou de Exposição na galeria Casa da Xiclet, fez curso de cinema no Espaço Coringa e trabalhou como assistente de produção de cenário com Luiza Sandler. Em 2010 iniciou o grupo de estudos da obra de Jorge Luís Borges, com a orientação de Adriano Bechara. Nesse mesmo ano trabalhou como educadora assistente no projeto Brincando nas Férias.

No ano de 2011 foi aluna e assistente do artista Rubens Espírito Santos, fez curso sobre livro objeto com Edith Derdik, participou como ouvinte das aulas A Ilha Deserta de Deleuze no núcleo de subjetividade da PUC-SP como Peter Pal Pealbert e fez trabalho voluntário em fazendas de produtos orgânicos na Irlanda. Neste mesmo ano começo a posar como modelo vivo. Em 2012 iniciou o projeto Casa de Tijolo como sócia fundadora onde iniciou a produção em pintura em grupo com Rodrigo Cunha, o grupo de estudo da obra de Henri Bergson com a orientação de Maria Fernanda Novo.

Eros de Nardi

Graduado em Prudução Multimídia pelo SENAC. Participa de grupos de pintura de retratos, e estuda a pintura e o desenho a partir da observação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s